O que fazer?


Se perceberes que uma situação violenta está a acontecer (mesmo que não te envolva diretamente):


Liga 112, caso se trate de uma situação urgente ou grave (ex.: quando a vítima está a ser ou foi agredida fisicamente ou tem ferimentos; quando o/a agressor/a tem na sua posse uma arma).


Pede ajuda a um adulto:


• a um professor ou a um funcionário, se a situação estiver a acontecer na
escola;
• a algum adulto que esteja por perto naquele momento ou que esteja no interior de algum estabelecimento (ex.: pastelaria; supermercado; café), caso a situação esteja a acontecer na rua ou num espaço público.


Tenta acalmar a situação e impedir o comportamento violento (se a situação resultar de um conflito entre colegas ou amigos, por exemplo).

Nestas alturas:
• não culpes as pessoas envolvidas pelo que está a acontecer;
• conversa calmamente;
• propõe a resolução do conflito através do diálogo; a tua presença pode ajudar a que cada pessoa entenda os pontos de vista da outra;
• mantém-te sereno/a e nunca recorras à agressividade, nem à violência; as reações agressivas ou violentas podem piorar a situação.


Lembra-te que
1. Deves colocar sempre em primeiro lugar a tua segurança.
2. Se suspeitares que pode ser arriscado ajudar a resolver a situação ou a proteger a vítima sozinho/a, pede ajuda a um adulto.
3. Se a situação for urgente, liga 112. Explica calmamente o que se passou (ou se está a passar) e em que local a situação está a acontecer.

https://www.apavparajovens.pt/pt/go/o-que-fazer3